Início: A definir!

Apresentação: A Proposta do curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios & Inovação em TI é fomentar o melhor uso das atividades de prestação de serviços da área de Tecnologia da Informação, aplicando práticas e métodos que orientem e otimizem o seu gerenciamento, identificando os pontos fracos e fortes no seus processos internos, a fim de que se possa ter uma maior qualidade na entrega dos produtos e serviços de TI para as áreas internas da organização, sempre alinhado com as diretrizes estratégicas do negócio.

Público-alvo: O curso destina-se a  profissionais com graduação nas áreas de Tecnologia da Informação e demais áreas afins.

Estrutura curricular: Gestão de Contratos – Estratégia de Sourcing e Técnicas de Negociação; Gestão de Processos – Análise de Negócios (BPM); Gestão de Continuidade de Negócios – BCP – Análise de Risco; Gestão de Negócios na WEB 2.0; BSC e Indicadores de Desempenho; Gestão de Relacionamento de Clientes (CRM); Inteligência competitiva e Inovação – BI; Gestão de Pessoas e Comunicação; Jogos de Empresas; Direito Aplicado à Gestão de tI;Desenvolvimento de lideranças; Metodologia Científica

Duração do Curso: 12 meses

Carga horária: 400 h/a, sendo 288 presenciais, 72 na modalidade EAD e 40 horas em módulo internacional, a ser concluído nos Estados Unidos, em reconhecida Universidade voltada à Tecnologia da Informação ao final do curso.

Negócios na Europa

 

Data

A definir!

 

Público alvo

Executivos, alunos de graduação e pós graduação nas áreas de gestão, finanças, economia e marketing, entre outros.

 

A InstituiçãoCEPA

A CEPA Europa possui vários campi localizados em algumas da mais atrativas cidades europeias. Em estruturas próprias, oferecemos: alojamentos, laboratórios, computadores, bibliotecas, salas de aula e facilidades para a participação em qualquer dos nossos programas. Além disso, você tem a vantagem de ter um estudo orientado e de bom custo-benefício como base para sua experiência internacional.

 

O Programa

Alemanha e França têm sido o motor da integração europeia, há mais de meio século e os estudantes da área de negócios internacionais precisam entender as suas economias, a fim de terem sucesso no mundo de hoje. A Alemanha tem a terceira maior economia do mundo e é a maior economia da Europa. A França tem a quinta maior economia do mundo e é a terceira maior nação comercial na Europa Ocidental. A Alemanha é o principal exportador mundial de mercadorias e as exportações representam mais de um terço da produção nacional. A França é a nona maior parceira comercial dos EUA. Este programa irá apresentar aos alunos muitas empresas líderes internacionais, que são bem estabelecidas, financeiramente robustas e que possuem os principais players nos mercados de atuais.

 

Cronograma

1º dia >> (São Paulo / Frankfurt)

  • Voo para Frankfurt, Alemanha (não incluído no preço do pacote).

2º dia >> (Frankfurt)

4 noites em um hotel de 3 estrelas em Frankfurt (quartos duplos com banheiro privativo e café da manhã)

  • Chegada ao Aeroporto de Frankfurt , na Alemanha;
  • Transporte em ônibus privativo do aeroporto para o Hotel;
  • Orientação com o coordenador EFIGIE no hotel;
  • Jantar de boas vindas em um restaurante em Frankfurt.

3º dia >> (Frankfurt)

  • Café da manhã no hotel;
  • Transporte público durante o dia;
  • Visita guiada a pé por Frankfurt de manhã;
  • Visita guiada ao Museu de Comunicação de Frankfurt à tarde;
  • Noite livre para descobrir os encantos de Frankfurt.

4º dia >> (Frankfurt)

  • Café da manhã no hotel;
  • Transporte público durante o dia;
  • Visita e palestra no Banco Central Europeu, na parte da manhã (apresentação em inglês);
  • Visita à Bolsa de Valores alemã no início da tarde para aprender sobre a Deutsche Börse Group e suas negociação – Xetra (apresentação em inglês);
  • Palestra na Universidade Goethe, em Frankfurt no final da tarde (tema a ser discutido em conjunto com os líderes do corpo docente – apresentação em inglês).

5º dia >> ( Frankfurt – Heidelberg)
1 noite em um hotel 3 estrelas em Heidelberg (quartos duplos com banheiro privativo e café da manhã)

  • Café da manhã no hotel;
  • Visita à DHL, em Frankfurt, pela manhã;
  • Transporte em ônibus privado durante o dia para Ludwigshafen e Heidelberg;
  • Visita à BASF (sede mundial e centro de pesquisa em Ludwigshafen) no período da tarde (apresentação em inglês);
  • Noite livre para visitar o centro da cidade de Heidelberg.

6º dia >> (Heidelberg – Estrasburgo)
2 noites no Château de Pourtalès, em Estrasburgo (quartos duplos com banheiro privativo e café da manhã)

  • Café da manhã no hotel;
  • Palestra sobre Relações Cross-Cultural no Centro de Estudos Europeus pela manhã (apresentação em inglês);
  • Visita à General Motors ou Smart (planta de produção) a caminho para Estrasburgo, na parte da tarde (apresentação em inglês);
  • Recepção de boas vindas no Château Pourtalès em Estrasburgo.

7º dia >> (Estrasburgo)

  • Café da manhã no Château;
  • Transporte em ônibus privado durante o dia;
  • Visita e palestra no Euro-Institute em Kehl, na parte da manhã (tema a ser discutido na conjunto com os líderes do corpo docente); Outra opção para esta manhã será a visita a Water House Coopers (a ser confirmada);
  • Visita ao Conselho da Europa ou ao Parlamento Europeu no início da tarde (apresentação em inglês);
  • Visita guiada a cidade de Estrasburgo no final da tarde;
  • Noite livre para descobrir Estrasburgo.

8º dia >> (Estrasburgo – Paris)
1 noite um hotel 3 estrelas em Paris (quartos duplos com banheiro privado e café da manhã)

  • Café da manhã no Château;
  • Transporte em ônibus privado do Château para a estação de trem em Estrasburgo;
  • Bilhete de trem TGV de Estrasburgo para Paris (tempo de viagem: aprox. 2 horas e 15 minutos);
  • Transporte de ônibus a partir da estação de trem para o hotel em Paris;
  • Transporte público durante toda a estadia em Paris;
  • Visita a Schneider Electric ou Exxon Mobil no período da tarde; Alternativamente, pode visitar a sede da OCDE, uma organização internacional ajudar os governos a enfrentar os desafios econômicos, sociais e desafios governamentais de uma economia globalizada (apresentação em inglês);
  • Jantar de despedida em um restaurante em Paris para encerrar o programa e a experiência europeia.

9º dia >> (Paris – São Paulo)

  • Café da manhã no hotel e check-out;
  • Transporte em ônibus privativo para o aeroporto em Paris;
  • Partida do Aeroporto de Paris para o Brasil (passagem aérea não incluída).

10º dia >> (São Paulo)

  • Chegada ao Brasil.

 

Descrição das Visitas Técnicas e Culturais do Programa

Palestras:

’’Cross Cultural Relations’’
SHR Heidelberg – http://www.hochschule-heidelberg.de/en/our-university/ (escola superior privada Alemã)

’’Trade Agreements & Economic Integration in the EU’’
European Study Center (German private Higher Education Institution)
http://www.studyabroad-germany.eu

’’Europe and China in a Globalized Economy – Only Winners or Losers?’’
Goethe University – http://www.uni-frankfurt.de/english/
Visitas Técnicas:

Banco Central Europeu – com apresentação de um dos executivos do Banco para saber mais sobre a instituição e seu papel no âmbito do Eurosistema.

Bolsa de Valores Alemã – com apresentação de uma hora e meia nos temas seguintes: History of Frankfurt Stock Exchange; Tradable products; Listing; Indices; Xetra and floor trading; Deutsche Boerse Group. A apresentação será organizada de acordo com o nível de conhecimento e de requerimentos do grupo. Após a apresentação o grupo conhecerá o “trading Floor” ao vivo, através da galeria de visitantes

DHL – Empresa de logística e distribuição, apresentação um dos executivos da DHL da Alemanha.

BASF – Visita à planta da BASF na Alemanha, a maior de todo o grupo. Apresentação um dos executivos BASF da Alemanha visita aos setores mais importantes da empresa.

General Motors – Visita à fábrica perto de Estrasburgo para conhecer suas instalações de produção e aprender mais sobre a configuração de uma multinacional na Europa. Apresentação de um dos executivos ou diretor de marketing da GM da Alemanha (à confirmar ).

Pricewaterhouse Coopers – Visita à sede europeia de uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo. Resumidamente, ela presta os serviços de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para todo tipo de empresas e no mundo inteiro. Apresentação um dos executivos da Price.

Scheneider Electric – visita técnica a empresa de energia, palestra com o Diretor de Marketing e Relacionamento Internacional dos executivos da empresa.

Exxon Mobil – Visita tecnica a Exxon Mobil Corporation que opera atualmente no mercado sob a marca ExxonMobil, e também opera as marcas Exxon, Mobil e Esso. Palestra com o um dos executivos do Financeiro da Exxon da França.

 

Vagas

Visando garantir o padrão de qualidade deste Módulo Internacional, são disponibilizadas no mínimo 15 e no máximo 40 vagas por evento.

 

Inclui:

  • Programa científico do seminário;
  • Coordenador disponível durante todas as atividades planejadas e excursões em Frankfurt, Heidelberg, Estrasburgo e Paris;
  • Certificado de Participação com o número de horas de visitas e de aulas.
  • Excursões acadêmicas e profissionais com apresentações especiais;
  • Excursões culturais com guia bilíngue;
  • Entradas e reservas nos passeios culturais;
  • Acomodação em hotel 3 estrelas em apartamentos duplos;
  • Jantar de boas vindas em Frankfurt e de despedida em Paris;
  • Café da manhã diário;
  • Ônibus exclusivo para visitas técnicas e passes de trem para os locais descritos;
  • Passe em transporte público em alguns momentos;
  • Sessões de orientação e mapas da cidade;
  • Traslados aeroporto-hotel-aeroporto, incluído para passageiros do voo sugerido pela Efígie.

 

Não Inclui:

  • Passagem aérea;
  • Taxas de embarque;
  • Seguro viagem/saúde;
  • Refeições adicionais;
  • Gastos pessoais e/ou custos extras opcionais.

 
 

Em breve!

Tudo nasceu quando em 2008 lançamos o 1º MBA em Governança de TI do mercado em parceria com a UMC – Universidade Mogi das Cruzes, incluso em alguns módulos conteúdos preparatórios para algumas certificações internacionais , como ITIL e COBIT. Lançamos a 1ª turma em 2008 com 20 alunos matriculados e a 2ª turma em 2009 com 20 alunos matriculados.

A partir desta experiência remodelamos o curso , construindo o mesmo com outra roupagem para o mercado de TI e em parceria com a UNIP lançamos em 2010 o MBA em Governança de TI.

Vislumbrando novos horizontes internacionais, a Belmonte novamente remodelou o curso incluindo em  sua grade curricular 40 horas de extensão internacional em alguns países estrangeiros, considerados referências para este mercado de TI, Projetos e Negócios.

Em 2012 com a chancela da UNIFRAN, lança seus MBA’s para o mercado, apostando na solidificação educacional , contribuindo para o crescimento e fomento da empregabilidade no país.

A  Parceria com a Unifran e Efigie Educacional

A partir de meados de 2011 a Belmonte Consulting vem estudando e formatando uma parceria com a Efigie Educacional no sentido de oferecer para o mercado de TI cursos na área de Gestão com um portfólio de produtos e serviços com valores agregados no formato de MBA.

Surge a partir de então a configuração de se apresentar para o mercado um modelo único e diferenciado onde pudéssemos entrar no mercado corporativo educacional com diferenciais competitivos a altura de uma FGV, IBMEC, Impacta e IBTA.

No início de 2012, A Universidade de Franca UNIFRAN, criou uma parceria com a Belmonte Consulting, capitaneada pelo Sr. Luiz Cláudio da Silva Belmonte, consultor de organizações na Área de Tecnologia da Informação.

A Belmonte Consulting através de seu diretor principal oferece ao mercado, consultoria em Tecnologia da Informação em suas diversas nuances.

Da consultoria, surge a necessidade apontada pelas próprias empresas, de cursos de aprimoramento para seus funcionários, e a cerca de 8 anos, a Belmonte Consulting criou seu braço de ensino: A Belmonte Educação Corporativa e os seguintes cursos de especialização entre outros, foram oferecidos aos clientes e outros interessados:

  1. BSC para TI,
  2. Governança em TI,
  3. Análise de Negócios
  4. CBAP

A Belmonte Consulting e a Belmonte Educação Corporativa, já há alguns anos vem sendo uma preparadora e certificadora para uso de ferramentas internacionais de TI, tais como: COBIT, ISO 20000, ITIL, PMP e SCRUM.

Surge no final de 2011 a idéia de apresentar de uma forma mais estruturada todos os conceitos aplicados na consultoria e na escola de negócios, com maior profundidade, sendo criado então o curso de MBA – Gestão de Tecnologia da Informação – TI.

Da parceria entre a Universidade de Franca e a Belmonte Educação Corporativa, este curso toma então a sua forma efetiva.

  1. O programa

O MBA Internacional de Gestão de Negócios e Inovação em TI,, tem caráter de especialização para aqueles profissionais que foram levados ao cargo, porém sem um direcionamento administrativo ou aqueles profissionais que desejam crescer em suas carreiras; todos eles com grande prática operacional, porém devassados em seu conhecimento, quanto às modernas técnicas de gerenciamento e com dificuldades no acompanhamento das rápidas mudanças de mercado.

Além disto, o programa possibilita ao aluno a certificação internacional em algumas ferramentas como: CBAP,   que serão oferecidas durante as disciplinas e os exames feitos durante o curso

Para que haja um melhor conhecimento, os alunos serão levados à uma experiência internacional, num módulo de 40 horas em uma Universidade na Espanha, que faz parte da grade curricular.

Para aqueles que desejam procurar um norte na carreira ou crescer em outra área da TI, a escola vai disponibilizar um “Coaching, que estará à disposição dos alunos se for necessário, sem custo adicional.

  1. Área Básica:Tecnologia da Informação
  2. 4. Áreas de Concentração:Negócios & Inovação em TI
  3. Metodologia
  4. A proposta pedagógica para o desenvolvimento do curso está alicerçada no processo de construção do conhecimento, voltando-se para a aplicação na prática diária do profissional dos conceitos teóricos construídos. Serão utilizadas aulas expositivas enriquecidas pela discussão oriundas das experiências práticas dos alunos e professores participantes;
  5. Serão também utilizadas diversas atividades teóricos/práticas em sala de aula baseadas na vivência dos participantes, bem como dinâmicas de grupo e trabalhos individuais;
  6. Além das aulas presenciais será necessário que o aluno dedique tempo para leitura de textos, elaboração de trabalhos acadêmicos e o artigo final.
  7. Haverá complementação das aulas através de fóruns e chats via internet.
  8. Objetivo Geral

Capacitar profissionais em Gestão de Negócios e Inovação em TI, com base nos princípios  da Governança de TI, Gestão & Inovação Estratégia e Gerenciamento de Projetos. O programa é focado em “frameworks”, metodologias e técnicas avançadas tais como SRC, BSC (Balanced Scorecard), BMP, BCP. Capacitação rápida e consistente destinada a profissionais que necessitem de se habilitarem ao uso de ferramentas e técnicas avançadas na área, aprimorando a sua capacidade de gestão, (mobilização) governabilidade (comunicação e articulação), através de um enfoque prático com professores e profissionais de destaque no mercado de TI.

Tem como objetivos principais:

  1. Criar no alunado uma visão sistêmica para a atividade gestora.
  2. Capacitar profissionais de TI no uso de novas e boas práticas de gestão.
  3. Proporcionar uma visão crítica sobre a Gestão de Pessoas e Motivação;
  4. Melhorar as práticas de Comunicação.
  5. Desenvolver aptidões e talentos emergentes.
  6. Elaborar projeto de final de curso com as práticas apreendidas.
  7. Habilidades pretendidas para o concluinte
  8. Conhecer as principais metodologias de gerenciamento de gestão de projetos disponíveis no mercado e sua devida utilização.
  9. Ter conhecimento dos principais jargões de mercado utilizados na área de TI.
  10. Conhecer o “framework” do CBAP e os demais produtos.
  11. Entender a abrangência da gestão de portfólio e programas de projetos.
  12. Entender a Gestão de um PMO a partir de um modelo de BSC
  13. Conhecer os fundamentos básicos da Gestão de Processos e Continuidade de Negócios.
  14. Conhecer os diversos padrões de qualidade disponíveis hoje no mercado para Gestão de Negócios
  15. Entender como a Internet pode ser um alavancador de negócios para a organização e as tecnologias de ponta baseada na Web 2.0

.

Em breve!